terça-feira, 22 de abril de 2014

Dia Mundial da Terra

Hoje é o Dia Mundial da Terra!

Como tal, decidi escrever um texto alusivo ao dia e relembrar as pessoas que, pouco a pouco, dia após dia, podemos a ajudar a salvar o Planeta… e que muitas vezes não custa nada… ou quase nada! ;)

Já ouviram falar de pegada ecológica? Para quem não sabe, pegada ecológica é uma maneira de medir a quantidade de recursos necessários para sustentar as gerações actuais, ou seja, serve como um indicador de sustentabilidade ambiental.


Existem várias maneiras de reduzir a nossa pegada ambiental (umas mais viáveis do que outras dependendo do quão longe moramos do trabalho ou do quão necessitamos de determinado recurso)... vou aproveitar para indicar algumas:

- Se morarem perto do trabalho porque não irem de bicicleta ou a pé sempre que estiver aquele dia radioso? :) Aproveitam para fazer um exercício extra e a natureza agradece!

- Se morarem perto de colegas, porque não dar uma boleia rotativa de vez em quando para o trabalho? Assim o gasto do automóvel é menor, o consumo de combustível é menor e pelo menos sempre vamos acompanhados :)


Em casa também podemos ajudar a reduzir a nossa pegada ecológica... por exemplo:

- Substituir as lâmpadas incandescentes por fluorescentes que, além de serem mais amigas do ambiente, ainda são mais económicas e dão a mesma quantidade de luz!

- Colocar as máquinas de lavar louça e roupa a lavar apenas quando estão cheias... por vezes pode ser mais difícil mas o importante é fazer dos dias difíceis apenas uma excepção e não a regra!


- Sempre que lavarmos os dentes, não deixar a água a correr enquanto os escovamos... enquanto estamos entretidos a deixar os nossos dentes mais brancos, a água que escorre na pia está a ser desperdiçada... reflecte-se numa conta de água mais elevada e que equivale apenas a desperdício... é só fechar a torneira e voltar a abrir quando precisarmos de enxaguar! Esta, para mim, é uma das medidas mais fáceis... mas que vejo ser tantas vezes ignorada...


- A mais importante de todas (na minha opinião) e que, felizmente, está a entrar em casa de cada vez mais pessoas... a reciclagem!

É muito importante proceder à reciclagem do nosso lixo…

Temos em casa tanta coisa que é material para reciclagem… quem não utiliza potes de vidro para armazenar alimentos como azeitonas, geleia, água…? Se formos "espreitar" na secção de papeis tenho a certeza que existe alguns jornais e revistas que já foram lidos e que não devem ser deitados no lixo comum… devem ir para o papelão! Há ainda as latas de alumínio que preferem ir para o Metal e ainda as famosas garrafas e sacos de plástico que não podem nem devem ser deixados em qualquer lugar… para relembrar o perigo destes materiais basta dar uma olhada numa mensagem passada aqui do blog!

Desta maneira, porque não tentar mudar alguns hábitos... sei que é impossível mudar tudo... mas o que se pede é apenas para mudar o que é possível… uma acção de cada vez... no fim do dia não custa nada e acabamos por salvar um pouco a Natureza… :)


Saudações biológicas!

2 comentários:

  1. Olá amiga,

    Já tivemos algumas trocas de ideias sobre o tema aqui no blog, mas é sempre importante lembrar a todos da importância que estes pequenos pormenores podem fazer a diferença para termos um planeta melhor e os problemas existentes começam a ser muito mas muito preocupantes.

    Sem duvida que com pequenos gestos podemos ajudar muito :)

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá amigo,

      Sim, é verdade… principalmente porque às vezes são pequenas coisinhas que podemos mudar muita coisa :) A ideia foi apenas mostrar às pessoas que com acções no dia a dia as coisas podemos ajudar… e não custa nada :)

      Obrigada pelo teu comentário!

      Beijinhos!

      Eliminar