quinta-feira, 22 de maio de 2014

Dia Internacional da Biodiversidade

Hoje é o dia internacional da Biodiversidade!

Biodiversidade é, nada mais nada menos do que a diversidade de seres vivos existentes na natureza, podendo ser estudada em vários níveis hierárquicos sendo o mais abrangente o ecossistema, passando por comunidade, espécie, populações e, em último grau, os genes! Depende ainda da região que estamos a observar… uma região tropical terá, com certeza, uma biodiversidade diferente de uma região polar!

Sabiam por exemplo que o Brasil possui o maior número de espécies conhecidas de mamíferos e de peixes de água doce? Que possui o segundo maior número de espécies de anfíbios, o terceiro de aves e o quarto de répteis? Alberga mais de 50 mil espécies de árvores e arbustos? E sabiam que apesar destes valores elevados, podem apenas representar 10% de toda a vida existente no país? É verdade que é um país enorme com muitas "áreas escondidas" mas ainda assim… são valores impressionantes!


E para quem neste momento se está a perguntar "Então e no nosso Portugal?"… bem… também cá nós temos as nossas pérolas e rubis :)

Portugal ainda possui uma grande biodiversidade, muito derivada da sua geografia! Temos uma contagem de, pelo menos, 69 espécies de mamíferos terrestres e 24 espécies de cetáceos (golfinhos, baleias e botos)!


Portugal possui ainda 313 espécies de aves, 17 espécies de anfíbios, 34 espécies de répteis e 821 espécies de peixes!

 


Daqui percebe-se bem que o ponto forte de Portugal é mesmo na água :)

Infelizmente muitas destas espécies estão ameaçadas… das espécies listadas de mamíferos terrestres conta-se sensivelmente 50%… 35% das espécies de aves… 

Há coisas que podemos fazer indirectamente para ajudar estas espécies! Infelizmente a conservação da biodiversidade directamente depende muito da vontade dos governantes… mas com pequenas mudanças no nosso dia a dia podemos ajudar a preservar o habitat destes animais! Se quiserem relembrar o que fazer é só espreitar aqui e aqui! ;)

Uma pequena mudança por dia para ajudar o Planeta! :)

Bom dia da biodiversidade!

EDIT: Devido ao comentário de uma seguidora muito mais conhecedora da fauna de Portugal do que eu, decidi acrescentar os números que ela gentilmente cedeu num dos seus comentários! Queria partilhar convosco o que não pode ficar apenas escondido nas caixinhas lá em baixo ;)

Muito obrigada caminhante, pelo teu feedback e pelos dados que forneceste! :)

Então cá vai!

Sabiam que Portugal tem um total de 3995 espécies de flora? Eu também não! 

Mas a verdade é que existem 3314 espécies em Portugal continental, 1006 no arquipélago dos Açores e 1233 no arquipélago da Madeira!




São números incríveis, não? ;)

Saudações biológicas!

22 comentários:

  1. Olá miga,

    Sempre importante promover este dia e mostrar o que temos de bom, bem como mostrar como podemos ajudar a preserva-lo com pequenos gestos :)

    Adorei e o nosso Portugal tem coisas fantásticas ;)

    Saudações do corvo :D

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá migo!

      Obrigada pelo teu comentário! Sim… Portugal tem muitas "pérolas" preciosas pelo sua extensão fora :) Temos que saber tratar delas! :)

      Beijinhos

      Eliminar
    2. Nem mais mas não só por cá pelo mundo fora :)

      E não te escapa nada sim senhor :D

      Eliminar
    3. Exactamente! Não só aqui mas também em todos os "cantos" do Planeta :)

      Nop… nada escapa ;)

      Beijinhos

      Eliminar
  2. Feliz dia da Biodiversidade :)
    Possamos nós fazer muito mais em prol destas espécies que cada vez mais se encontram ameaçadas.
    Um pequeno contributo ao teu artigo fantástico:

    A cheklist da flora de Portugal dá-nos o número de um total de 3995 espécies dos quais ocorrem:
    ■3314 em Portugal continental,
    ■1006 no arquipélago dos Açores,
    ■1233 no arquipélago da Madeira,

    beijinhos :) e tudo de bom

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá caminhante!

      Muito obrigada pelo teu comentário!

      E muito obrigada pelo teu contributo! Eu confesso que a flora me passa ao lado, mas sei bem que a ti não :) Se não te importas vou adicionar o teu contributo ao meu texto de modo a completa-lo com a parte da flora que eu negligenciei devido à minha quase ignorância! :) Há tanta gente que não lê os comentários que me custa que estes números fiquem apenas escondidos "entre nós" :)

      E tens toda a razão… que a gente consiga ir mais além para proteger estas espécies fantásticas! Fauna e flora!

      Beijinhos!

      Eliminar
    2. Temos que pedir à Caminhante para fazer um post sobre o seu trabalho, vais ver que seria muito fixe :D

      Eliminar
    3. ah ah ah :D Corvos!!!

      Não tens que te preocupar sobre a falta da flora, pois não é a tua área :)
      apenas achei que era mais uma nota a complementar e claro que não me importo nada que coloques esses dados no teu comentário :)
      beijinhos

      Eliminar
    4. Fiacha: Tens toda a razão!!! Irei fazer o convite caminhante!! A sério que sim!!! :)

      Caminhante: Achaste muitíssimo bem! Vou já incluir então a tua nota :) Acho que é de valor ter essa informação lá também!! Até porque são números… bem… surpreendentes! Levando em conta que o nosso país não é assim tão grande! :)

      Muito obrigada!

      Beijinhos!

      Eliminar
    5. Ois,

      Pode ser que contigo ela faça, já não me liga nenhuma mas ela trabalha num local com paisagens LINDAS só o que posso adiantar ;)

      Jokas

      Eliminar
    6. LOL

      Teria todo o gosto em que ela fizesse um post dedicado à nossa flora :) É algo que tenho muitas falhas e acho que os seguidores gostariam de saber mais… além de bolos, massa de moldar, pintura e animais :)

      Eliminar
    7. Boa ideia e divulgava logo em 3 blogues eheheh e tem muitos animais que eu sei :D

      Eliminar
    8. Se ela quiser e tiver tempo não me oponho ;)

      Eliminar
  3. Olá Wavegirl
    É sempre um enorme prazer ler os teus textos. Alem de o fazeres bem abordas sempre temas que eu adoro. Animais, natureza e tudo o nela existe.
    Eu sabia que o Brasil é detentor de uma grande área florestal. E certamente uma biodiversidade bem grande . Não fazia ideia era de números de espécies. Deve ser também a área que alberga as espécies mais perigosas no mundo. Credo só de pensar naquelas cobras gigantes até fico agoniada.
    Portugal...
    Sim no nosso país também existe uma grande variedade de seres vivos. E alguns únicos. É pena que pouco fazemos para que prosperam. Ainda assim estamos melhor. Sei que há muitas espécies protegidas por lei (e é se queremos continuar a vê-las na natureza).
    O lince ibérico é uma dessas espécies que não soubemos preservar e eles decidiram emigrar para o país vizinho. Não se avista no nosso país um lince em estado selvagem há anos. Lá tiveram a brilhante ideia de os reproduzir em cativeiro. Mas até essas crias vão para Espanha. Já li qualquer coisa que vão começar a solta los no nosso país. Só espero que depois o português comece a chumbada a eles porque são bonitos para embalsamar. Mas há que realçar o excelente trabalho que estão a fazer.
    Não fazia ideia que tínhamos tanta espécie de golfinhos e baleias...34 espécies de répteis? Ai jesus! Gosto tanto de animais mas répteis não. Lembro-me que quando era pequena via muitas cobras. Morria de medo. Lembro-me dos sardões (os lagartos verdes).
    Também temos a vibora que é uma espécie venenosa e pode ser mortal. A minha avó foi mordida por uma e esteve entre a vida e a morte. Agora já tem 96 anos.
    Beijinho gostei muito.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Luísa!

      Antes de mais, muito obrigada pelo teu comentário! :) E obrigada pelas tuas palavras :)

      A parte de abordar estes temas é porque é impossível para mim deixar passar ao lado :) corre-me nas veias de bióloga! ;)

      Sim… o Brasil tem valores impressionantes! Mas também é um país enorme!! E tenho a certeza absoluta que isto é só a "ponta do iceberg"… tenho a certeza que ainda há muitas espécies escondidas… tanto de fauna mas especialmente de flora!

      Quanto às espécies mais perigosas do mundo… bem… acho que a Austrália deve ganhar essa corrida :D Tudo o que há de mais venenoso acho que está para aqueles lados! Mas sem dúvida que o Brasil tem muitas espécies mortais!

      Portanto… já deu para ver que não és muito de cobras ;)

      Quanto a Portugal… sim… é uma pena ver espécies como a do Lince-ibérico a ficar perdida no passado… tenho que confessar que quando coloquei a imagem do Lince-ibérico na mensagem foi um pouco a pensar em ti :) lembrei-me que adoravas o "nosso" lince e decidi que seria esse o representante para o mamífero terrestre :) fico contente por teres lido a mensagem :)

      Acho que se começarem a soltar linces no nosso Portugal, o farão em zonas muitíssimo protegidas e com muito cuidado… pelo menos é o que espero! :)

      As espécies de cetáceos são, de facto, muitas! Quase tudo o que é espécie passa na nossa costa ;) tudo gosta do nosso país! ;)

      Ah pronto… afinal não são as cobras em particular mas os répteis em geral :D
      Mas olha… as tartarugas marinhas são répteis… e elas são lindíssimas ;)

      Lol também me lembro bem dos sardões!! :D

      Quanto à víbora… sim, pode ser mortal… e fico contentíssima de saber que a tua avó, além de ter essa idade tão maravilhosa está cá para contar essa história e muitas mais! :)

      Beijinhos e muito obrigada, mais uma vez, pelo teu comentário!

      Eliminar
  4. Olá novamente :)
    vou pensar a sério no vosso assunto :P depois digo-vos :)
    beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Olá,

    sou brasileira e gostei muito do post,gostei de saber mais tb sobre a biodiversidade em Potugal! E é bom respeitarmos e valorizarmos a biodiversidade, pois precisamos muito dela, não é?
    Parabéns pelo post, muito bom, e adorei as imagens!!!
    Abraços do Brasil!!!

    http://amandatrindadepalavrasaovento.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Amanda!

      Muito obrigada pelo comentário de além mar :)

      É importante sim respeitar e valorizar a biodiversidade! E sim… precisamos muito dela! :)

      Fico contente por teres gostado das imagens e de tudo! Principalmente porque sempre dei a conhecer alguma coisa do nosso país! :) (apesar que tenho sempre um pézinho no Brasil, principalmente na Amazónia ;) daí o início do texto…).

      Beijinhos de Portugal :)

      Eliminar
  6. A Biodiversidade seja onde for, seja com que valores forem é sempre impressionante!

    O Brasil tem muita, mas mais interessante é quando observamos aqueles locais que à partida não parecem ter as condições necessárias para a vida e vemos que afinal são de um riqueza que nos faz pensar que a vida é muito mais abrangente do que alguma vez poderemos imaginar. Locais como os desertos, sejam eles de areia ou gelo ou o fundo do mar onde luz não chega, mas que abunda com vida.

    Obrigado por nos recordar que vivemos num pais não só bonito pela sua história, cultura e pessoas, mas também pela (grande) biodiversidade que alberga.

    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Marco,

      Muito obrigada pela tua resposta!

      Tens toda a razão… independentemente dos valores, que com certeza estão muito subestimados, a biodiversidade é sempre impressionante… se entrarmos para a parte da flora então! :)

      Oh sim! O que os nossos olhos vêem nem sempre corresponde à realidade :) Os desertos têm imensa vida! Sejam eles de areia, de gelo, de água ou de escuridão! Tens toda a razão! O fundo do mar é um local fascinante e de que se sabe tão pouco… (e até é, muitas vezes, cenário para filmes de ficção científica ou mesmo terror, exactamente pelas suas criaturas exuberantes!) :)

      O importante, principalmente em alturas como esta, que o nosso país não é só crise… tem muita coisa bonita! E tem muita riqueza de espécies :)

      Beijinhos!

      Eliminar