sexta-feira, 27 de junho de 2014

Até um Dia...

Desta vez não é sobre doces… ou sobre bolos… ou o que quer que seja… neste momento é só para dizer, não um adeus, mas um até um dia…  

A vida é mesmo assim e por vezes temos que fazer despedidas de quem não queremos… eu já tive que fazer algumas… não só despedidas humanas mas também animais… e é desta última que vou falar brevemente (o meu estado emocional não me deixa ir mais além…).

Quarta feira à noite tive que dizer adeus a uma companheira muito importante… ela veio para a "minha mão" (sim mãe, eu sei… na verdade foi mais para a tua do que para a minha… mas gosto de pensar que com 10 anos também participei nessa primeira fase de vida da Princesa… nem que fosse a acordar a pobre da gata porque achava que ela dormia demasiado :P )… eu vi ela abrir os olhos… a crescer… vi uma das garras perto de mais de um dos meus olhos obrigando a uma noite de espera no hospital… (foi a maior sorte de sempre… muito perto da córnea mas longe o suficiente para não causar estragos)… passámos por momentos assustadores quando o fogo tentou tomar a casa dos meus avós e éramos as únicas que não podíamos fazer mais nada além de esperar… e esperámos juntas… debaixo de um cobertor… abraçadas uma à outra… :) Depois deste susto a minha "menina" nunca mais me largou… sempre a tentar proteger-me… de pessoas estranhas… animais estranhos… ou de namorados da irmã de quem ela não gostava… :P Passou a ser a minha sombra e eu a sua companheira.

Viajámos para o Brasil… regressámos do Brasil… "Assistiu" à morte da mana mais nova… aprendeu a dormir com o meu Lucky (o meu cão que, infelizmente, também já não está connosco), achou que a dona cheirava melhor que o cão e portanto decidiu começar a dormir com a dona… Conheceu o namorado da dona… Aprovou namorado da dona… Mudei-me para a minha casa… aprovou casa nova… aprendeu a lidar com o facto de que a cama agora tinha outra pessoa e que a dona não podia dormir na posição que ela queria sempre que ela queria… bom… aprendeu isso mais ou menos... aprendeu a ver o namorado da "dona" como outra pessoa a seguir… aprendeu que o namorado da dona era um bom local para dormir (principalmente barriga e peito)… aprendeu que fazia parte da família… e do coração de todos… sabia (desde o início) que era amada...

E no passado dia 25 de Junho despediu-se deixando corações partidos… principalmente o meu… 




Princesa… Já estou cheia de saudades!

Até um dia...

16 comentários:

  1. Olá miga,

    Não vou escrever muito diferente do que te disse no blog:

    Lamento a morte da Princesa, algo que já sabia estava para breve, mas acho que foi melhor assim do que continuar a sofrer, tenho a certeza que ficara para sempre no teu coração, paz à sua alma.

    Bjs e coragem miga ;)

    Com amizade

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi migo,

      Obrigada. Irá melhorar um dia… só não vai ser hoje ou amanhã… mas um dia… custa-me pensar que não verei os seus olhos verdes outra vez...

      Beijinhos e obrigada pelo comentário e apoio!

      Eliminar
    2. Ois,

      Mas ela estará sempre presente a ver-te tens mesmo que recuperar, pois é isso que ela mais deseja, vá coragem ;)

      Eliminar
    3. Claro que sim :) Recuperarei com certeza! E ficará sempre no meu coração...

      Obrigada!

      Eliminar
  2. Olá Wavegirl
    Sinto muito por ti e pela tua menina mesmo muito. Sei o que é perder um amigo assim. Desde toda a minha existência fui criada com gatos, cães (o meu pai era caçador) e muitos outros. Alguns deles marcaram muito a minha vida. Fui muito feliz mesmo muito feliz rodeada dos meus animais. Também perdi o meu Pitó (era preto) já se passaram 10 anos mas ainda sinto um vazio. Já me fez tanta falta. O tempo ajuda a curar mas a saudade continua.
    Tem coragem e recorda os momentos que passaste com a tua gatinha. Esses ninguém te tira.
    Beijinhos e coragem

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Luísa,

      Muito obrigada pela tua mensagem…

      Acho que todos nós já perdemos algum animal… apenas umas pessoas sentem mais do que outras… e depois há as pessoas como nós que os animais marcam tanto que às vezes é até difícil pensar na possibilidade de não os termos… eu dizia sempre isso "não quero nem pensar no momento em que já não a tenha comigo"… infelizmente esse momento chegou… e têm sido umas horas tão difíceis…

      Mas é como dizes… o tempo ajuda a curar mas a saudade fica sempre… :(

      E mais uma vez tens razão… os meus momentos com ela ninguém os leva… e em 20 anos foram mesmo muitos momentos!

      Beijinhos e obrigada pelo apoio!

      Eliminar
  3. Olá
    Um beijinho muito grande a ti e à princesa, onde quer que ela esteja....
    é sempre duro perder um amigo que esteve tanto tempo a nosso lado, pois eu no inicio de Janeiro também perdi um amigo de quatro patas. Ainda hoje, depois de tantos meses quando chego a casa, instintivamente olho para o local de onde ele vinha saudar-me após o meu dia de trabalho, esquecendo-me de que já ninguém ali está, e é com um nó na garganta que me apercebo do meu erro.
    custa sempre e nunca esquecemos, mas temos de seguir em frente e pensar que é melhor para eles, quando estão doentes ou são velhotes...

    Muita força e outros virão que sem ocupar o lugar destes, encherão o nosso mundo de mimos e brincadeiras
    beijinhos grandes ^_^

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá caminhante,

      Obrigada pela tua mensagem de apoio!

      É mesmo… custa-me todos os animais que perdi… mas por uma questão de contacto a Princesa foi a que maior vazio deixou… 20 anos foram muitos anos de presença constante… é estranho olhar, como bem disseste, para o local onde eles costumavam estar e só o nosso cérebro imaginar alguma coisa… sem os nossos olhos os verem mesmo… nunca esquecemos… podemos nos distrair… mas cada um que se despede de nós leva um bocadinho do nosso coração… e todos eles vão deixando um pequeno vazio por já não poderem participar das nossas vidas…

      Muito obrigada pela força! Força para ti também! Podes contar com o meu apoio sempre que precisares!

      Beijinhos grandes!

      Eliminar
    2. obrigada amiga ^_^
      20 anos foi muito bom para uma gatita, forte e resistente, como ela queria, certamente, que tu sejas agora
      Conta com o meu apoio também :)

      ainda não me esqueci do texto sobre a flora, só não tenho tido muito tempo, mas em breve o farei ...

      Eliminar
    3. Sim… 20 anos que passaram a correr… mas com muitas boas recordações!

      Obrigada pelo teu apoio!

      E eu sei que não te esqueceste! Quando quiseres será com muito gosto que colocarei o teu texto por estes lados :)

      Beijinhos!

      Eliminar
  4. Perder um amigo, seja ele da espécie que for, faz parte da vida, claro que saber isso não trás grande consolo, nem o facto de (quase) todos nós já termos perdido um amigo ao longo da nossa vida. Eu, que como inevitavelmente e infelizmente, também já perdi muitos amigos prefiro olhar a questão de outra forma, não pelo lado da perda, mas antes recordar os bons momentos que passamos juntos e recordar que enquanto cá estiveram fiz o que pode para que as suas vidas fosse o mais felizes possíveis. A dor da perda não desaparece, mas coloca-me sempre um sorriso nos lábios. È assim que recordo a um perda recente, a cadela Nina, uma caniche demasiado gulosa (como o eu), mas sempre com uma felicidade contagiante, ou a sua filha a Estrelinha uma caçadora nata que impressionou todos os caçadores mais experiente que nunca tinham visto uma caniche a caça! (com o seu "outro dono"), ou do pai o Joy um amigo ao qual só faltava falar e de tantos outros que já partiram, mas que ainda vivem nas memorias de todos aqueles que os amavam.

    Dou o meu amor aqueles que cá está como o filho da Nina e do Joy, o Mimo, um cão que já passou por muito e me tem ensinado o valor da força de vontade e a todos os outros pelos quais passo a mão no pelo (literalmente :D ).

    Pensa nesses bons momentos com a Princesa, (talvez) não vai diminuir a dor, mas sempre te vai colocar um sorriso nos lábios

    Um abraço cheio de coisas boas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Marco,

      Obrigada pelas tuas palavras e perdoa-me a demora na resposta…

      Claro que perder um amigo faz parte da vida… já todos passámos por isso e sabemos como dói… mas apesar disso a dor parece sempre que nos vai tirar o ar de todas as vezes que isso acontece… Quanto aos bons momentos… concordo com o que dizes… eu gosto de pensar que fiz tudo o que pude para ela ser feliz… até ao seu último dia. Gosto de pensar que a mimei o máximo que pude e que lhe dei todo o carinho que tinha para dar! Se isso me conforta? Sim… acho que sim… mas não conforta a solidão que sinto quando chego a casa e a minha menina não está lá à minha espera… mas o tempo é algo que vai fazer o seu efeito… e as coisas vão melhorando aos poucos… com dizes, a dor da perda não desaparece… apenas se vai tornando suportável…
      Lamento pela Nina, pela Estrelinha e pelo Joy, assim como pelos outros todos que foram passando na tua vida…

      Eu darei o meu amor ao próximo gatinho/a que dividir a casa comigo… e como tu, a todos os que passar a mão pelo pêlo :)

      Pensar na Princesa sempre me coloca um sorriso nos lábios… mesmo que por agora seja triste :)

      Obrigada pelas tuas palavras de força e compreensão!

      Beijinhos!

      Eliminar
  5. Olá Wavegirl,

    agora ficam as recordações, que te vão fazer lembrar sempre a tua amiga. E é como dizes "até um dia", quem sabe se não a voltarás a ver. Coragem e força. E como diz o Fiacha, a Princesa vê-te =) ela sabe que a amas.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Maria QueenFire,

      Obrigada pela tua mensagem.

      Sim… restam-me as recordações… 20 anos de recordações é qualquer coisa :)

      E sim… tenho a certeza que, pelo menos enquanto estava do meu lado, ela sabia o que significava para mim!

      Beijinhos e obrigada!

      Eliminar
  6. Olá Wavegirl :)

    Obrigado pela história que partilhaste.

    O tempo de vida que tiveste com a eterna amiga Princesa, foram momentos longos e muito ricos, que o momento em que ela teve de partir, não os pode diminuir.

    Ela não partiu apenas...ela teve de partir, por todas aquelas razões de que é melhor partir e porque está naquela horinha que o destino marcou.

    É de facto uma história bonita, uma história de crescimento, aprendizagem, necessidade e muito amor, tudo o que é preciso para um mundo equilibrado, entre a evolução e a felicidade.

    Bem entendo esta relação de carinho que ganhamos com estes belíssimos amigos, as inúmeras recompensas que temos deles, o medo pegado ao peito do receio que se possam magoar...eu tenho 2 gatitos (um deles só com 3 patitas) e tenho 6 cãezitos, são todos tratados como família e assim o devem ser. Amo-os a todos.

    De facto, eles são importantes para nós, sobretudo porque sentimos aquela responsabilidade imensa de cuidar bem delas, principalmente pelas recompensas tamanhas que eles também nos dão.

    Mas...há um dia...há sempre um dia que o destino assopra mais alto, o sopro quebra-se, e voamos mais alto..
    .
    Não há forma de evitar a tristeza desta perda, chora o que precisares, mas ri o que te for possível com as lembranças que ela te marcou e deixou, porque elas são tuas..Não vale esquecer as coisas, há que adorá-las e abraçar a saudade, ela não te vai ferir, vai-te aliviar a falta.

    E ela deve estar muito orgulhosa de ti, deste atributo e da tua força em continuares o teu caminho. A presença dela está dentro de ti, não fora.

    E que tal aproveitares aquele lugarzinho que ela gostava no peito do teu namorado onde ela se deitava? ;)

    Bem...tudo isto para dizer: obrigado por partilhares a sua história e muita força... :D

    Ela já fez parte do mundo, principalmente no teu mundo, tu agora tens de continuar a marcar o teu lugar, enquanto estiveres viva, vais mantê-la viva também dentro de ti...

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Carla,

      Obrigada pela tua mensagem.

      Eu sei que os momentos que eu e a Princesa partilhámos serão para sempre nossos e estarão gravados na minha cabeça e, sobretudo, no meu coração… por isso tem sido tão difícil este caminho agora sem ela…

      A verdade é que, de facto, nós crescemos juntas :) eu com 10 anos fui crescendo com ela… ela partilhou todos os momentos da minha adolescência, e início da vida adulta… conheceu comigo amigos, paixonetas e companheiro… esteve sempre presente quando perdi amigos (tanto de 4 patas como humanos)… e era sempre a ela que recorria quando precisava de conforto para o coração por causa dessas perdas… e agora não a tenho para me confortar o coração porque foi a ela que perdi… mas como bem disseste… foi coisa do destino e só eu é que tinha ilusão de que ela continuaria a estar comigo indefinidamente…

      Também sei o que é ter medo por eles :) E tu com tantos animais tens que dividir o coração por todos (também sei o que é… os meus pais têm 10 gatos ;) )...

      Mas há sempre um dia… o dia…

      Saudades é algo que já existe às toneladas por aqui… irei abraça-las… quando tiverem menos "espinhos"… neste momento sinto que o meu coração sangra ainda…

      Amanhã quem sabe… :)

      Oh sim… esse lugarzinho no peito do namorado agora é meu ;) (até outra felina o roubar :P)...

      Muito obrigada pelas tuas palavras de conforto… serviram o seu propósito :)

      Beijinhos!

      Eliminar