sábado, 22 de março de 2014

Dia Mundial da Água

Sabiam que um saco de plástico demora entre 30 a 40 anos até ser degradado no oceano? Sabiam também que até este plástico ser degradado, provavelmente será ingerido por uma tartaruga que acabará por morrer devido a esta contaminação? 


Sabiam também que o que, por vezes, nos parece inofensivo, poderá ser fatal para outras espécies? A próxima imagem poderá parecer estranha para alguns e até mentira para outros… mas lembrem-se que estes animais quando pequenos possuem as carapaças bastante mais moles… e outra coisa… quantos de nós consegue pegar nestes anéis das latas e parti-los/rasga-los facilmente?


E a borracha? Ninguém sabe exactamente quanto tempo demora a ser degradada no ambiente… por isso o seu tempo é indeterminado… e é tão prejudicial quando deixada em qualquer local… é que invariavelmente tudo vai parar aos oceanos… de uma maneira ou de outra…


Por isso vamos tentar mudar alguns hábitos… um dia de cada vez… no fim não custa nada e acabamos por salvar um pouco a Natureza… :) Que tal começarmos por separar o lixo? No fim do dia nem notamos a diferença… e a Natureza agradece! :)

Qualquer dúvida, não há mal nenhum em dar uma "espreitadela" à cábula ;)


É fácil! ;) Vamos salvar a Natureza um bocadinho a cada dia!

Saudações biológicas!

6 comentários:

  1. Olá,

    É verdade por vezes gestos tão simples e que fazem tanta diferença, é sempre bom alertamos para os perigos que podem ser tão destrutivos, muito bem,.

    Tento sempre contribuir e fazer reciclagem, mas reconheço que é uma gota de água num vasto oceano :(

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá amigo Fiacha,

      Os gestos podem ser simples e fazem muita diferença… tu és uma gota de água num oceano… mas a tua gota, com a minha e com as muitas gotas que ajudam o ambiente já não são simplesmente gotas… começam por ser uma pocinha de água para passar a um charco... a um lago… a um rio… :) Nunca devemos substimar o poder de uma simples gota de água… pois o oceano é composto por muitas e muitas gotas de água ;)

      Beijinhos!

      Eliminar
  2. Isso é verdade sem duvida e depois temos tanto a preservar, por exemplo as florestas :)

    Uma coisa que não entendo é porque se sabe que os plásticos são tão prejudicais ao ambiente, porque não se proíbe pura e simplesmente ?

    Enfim

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Temos que tentar preservar ao máximo o que temos… não só os oceanos como tudo o resto!

      Bom… o plástico também dá muito jeito… não só para carregarmos o que necessitamos como para conter alimentos… entre outras funções muito importantes que tem (construção de equipamentos, estruturas, etc)... não seria possível retirar todos os plásticos do mundo porque acabaríamos por necessitar de arranjar um substituto que poderia ser sempre muito pior… por isso é que cabe a nós essa sensibilidade… se não precisamos do saco de plástico não pedimos… se precisamos de uma garrafa para conter a água ou o chá para bebermos ao longo do dia, porque não investir numa garrafa de alumínio? Sim… também não é boa para o ambiente… mas irá durar muito mais do que uma garrafa de plástico… o problema do plástico hoje em dia é que é descartável… e as pessoas deixaram de ter cuidado com ele… por isso temos que ser nós Fiacha… uma gota de cada vez :)

      Beijinhos!

      Eliminar
  3. Olá :D

    Sim mas há sacos alternativos que podia servir de alternativa, mas dou-te outro exemplo (que não vai direto para o mar) as latas de spray por exemplo para a espuma para a barba, porque não proibir de vez ? E mesmo a nível de combustível podíamos fazer muito mais :D

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!

      Claro que há sempre alternativas aos sacos para muita coisa… o que me refiro é a coisas específicas que não tem como ser de outra maneira… mas numa coisa tens todinha a razão… podíamos fazer muito mais! Em relação a tudo!

      Quem sabe um dia não acordemos todos para o ambiente e nos tornamos mais conscientes do nosso papel :)

      Beijinhos

      Eliminar